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em até 6 meses
após a matrícula.
Conteúdo
1Estrutura e Funcionamento da Educação Especial no Distrito Federal - 20 Horas
Serviços Educacionais ofertados na SEE do DF para alunos PNEE
PASSO 1
00:25
A Estrutura e Funcionamento da Educação Especial no DF
142 pg
Educação Especial
3 pg
Sala de Recurso Multifuncional
16 pg
2Política Nacional de Proteção às Pessoas com TEA - 20 Horas
- Caracterização das pessoas com TEA
- Diretrizes da política nacional de proteção à pessoa com TEA
- Direitos da pessoa com TEA
LEI Nº 12.764, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012
3 pg
Estatuto da Pessoa com Deficiência
40 pg
A Lei Brasileira de Proteção aos Autistas
11 pg
3O Autista e a Adaptação ao Contexto Escolar - 20 Horas
- Aspectos comportamentais e a inclusão no contexto escolar
- Integração sensorial interferindo na adaptação ao contexto escolar
- Rotina estruturada
- Recursos de acessibilidade
A Educação Das Pessoas Com O Transtorno Do Espectro Autista: Avanços E Desafios
19 pg
Educação Especial e Autismo
106 pg
4O Autista e o Processo de Ensino e Aprendizagem - 20 Horas
- Funcionamento Cognitivo
- Hábitos sistemáticos
- Rotina de Trabalho
Educação Especial e Autismo
206 pg
5O Acesso ao Currículo para Estudantes com TGD/TEA - 20 Horas
- Níveis de adequações curriculares
- Adequações nos elementos do currículo
- Currículo Funcional
Orientações Pedagógicas - Educação Especial
142 pg
Currículo em Movimento - Educação Especial
50 pg
Currículo Funcional Natural
73 pg
6Os Procedimentos de Ensino para Alunos com TGD / TEA - 20 Horas
- Escala Portage como mediador do programa de ensino individualizado
- Método TEACCH: Modelo de atendimento psicoeducacional
- Método ABA, (modelagem de comportamento)
- PEI e intervenção no espectro autista
- Comunicação Alternativa (PECS)
- Níveis de adequações curriculares
- Adequações nos elementos do currículo
- Currículo Funcional
Transtorno do Espectro Autista; Discutindo seu Conceito e Métodos de Abordagem para o Trabalho
13 pg
Currículo em Movimento
50 pg
7Estratégias Pedagógicas Direcionadas às Pessoas com TEA: da Prédica à Prática - 30 Horas
- O ambiente escolar e sua importância na elaboração de estratégias e adaptações.
- Instalação de habilidades sociais e cognitivas
- Poder da parceria família escola
Educação Especial e Autismo
206 pg
Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência
31 pg
O Poder da Parceria Família-Escola
13 pg
Orientação Familiar como Estratégia Facilitadora do Desenvolvimento e Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais
10 pg
8A Importância da Formação Continuada do Educador - 30 Horas
Importância da formação dos profissionais para o exercício da prática pedagógica na proposta inclusiva
O Projeto Político Pedagógico como orientador da prática pedagógica inclusiva
A importância do Planejamento na educação especial
A prática da avaliação formativa / A avaliação para as aprendizagens na perspectiva da inclusão
Apresentação de materiais para auxiliar nos objetivos pedagógicos
A Importância da Formação Continuada do Educador
142 pg
Currículo em Movimento - Educação Especial- Avaliação para as Aprendizagens
O aprendizado foi alto, realizei 90% das leituras.
NATALIA JESUS DE ABREU COSTA
Gostei bastante de curso, principalmente na parte das lei.
Alem se bem pratico.
Graziela de Lima Pereira Kalinowski
Ótimo curso
Livia Liara Bernadino
Márcia Marques da Silva Gomes
É um curso completo, composto por materiais de alta qualidade. Vale a pena ler todo conteúdo.
Antonia Alciléa de Souza Brandão
TEA TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA É CARACTERIZADO POR UMA DIFICULDADE NA COMUNICAÇÃO SOCIAL E INTERESSES RESTRITOS OU MOVIMENTOS ESTEREOTIPADOS.ISSO SIGNIFICA QUE UMA CRIANÇA PODE TER UMA MENOR INTERAÇÃO COM OS SEUS PARES COM ISSO A COMUNICAÇÃO SOCIAL DELA DIMINUI SENDO ASSIM PREJUDICADA NO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE PODENDO ESTAR ASSOCIADO AO ATRASO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS NÃO-VERBAIS, MAS MESMO ASSIM ELA SE FAZ ENTENDER NO DIA-A-DIA .UMA CRIANÇA QUE ESTÃ? NO ESPECTRO AUTISTA NÃO ENTENDE QUE A COMUNICAÇÃO PASSA PELO OUTRO, POIS COSTUMA RESOLVER AS COISAS SOZINHAS SENDO COM ISSO MUITO AUTÔNOMAS E INDEPENDENTES.SÃO CRIANÇAS QUE DESDE PEQUENAS SÃO MUITO INTELIGENTES, ESPERTAS E SENDO POUCAS VEZES AFETIVAS E OLHANDO POUCAS VEZES NOS OLHOS.ELAS TEM INTERESSES RESTRITOS, EM MUITOS CASOS APRESENTAM MOVIMENTOS ESTEREOTIPADOS, GOSTAM DE FICAR COM OS MESMOS MOVIMENTOS OU OS MESMOS OBJETOS REPETIDAMENTE.CRIAÇAS, ADOLESCENTES OU ADULTOS COM ESSAS CARACTERÃ?STICAS NÃO SÃO INCAPAZES, SIGNIFICA APENAS QUE ELES TEM UMA DIFERENÇA NO QUE É ESPERADO NOS MARCADORES DO DESENVOLVIMENTO.COM ISSO PODEMOS AFIRMAR QUE MESMO APRESENTANDO ESSAS CARACTERÃ?STICAS ESSAS CRIANÇAS PODEM SER AFETIVAS, PODENDO ATÉ A INTERAGIR E OLHAR NOS OLHOS UMA VEZ QUE OS AUTISTAS NÃO SÃO HETEROGÊNEOS , OU SEJA, TEM AUTISTA QUE VAI TER DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ENQUANTO OUTRO AUTISTA NÃO APRESENTARÃ? DIFICULDADE EM APRENDER , ALGUNS NÃO OLHARÃO NOS OLHOS ENQUANTO OUTROS AUTISTAS VÃO OLHAR E ASSIM POR DIANTE PERCEBE –SE DIFERENÇAS NO ESPECTRO AUTISTA , POIS APRENSENTA-SE NOS NÃ?VEIS: LEVE, MODERADO OU SEVERO.É IMPORTANTE QUE DESDE O DIAGNÓSTICO SEJA INCIADA A ITERVENÇÃO IMEDIATA PARA PREVENIR ATRASOS NO DESENVOLVIMENTO FAZENDO COM QUE NOVAS REDES NEURAIS CONTRUAM NOVOS CAMINHOS QUE LEVEM A CRIANÇA A APRENDER E A VIVER DA MELHOR FORMA POSSÃ?VEL.
MARCIA KELI DE SOUSA FRANCA
Eu amei o curso, a parte teórica muito bem explicada, muita informação importante para o aprendizado do educador que atua na área ou não, pois quem trabalha em escola, precisa conhecer nem que seja um pouco sobre educação especial. Muito obrigada!
Adriana Sabino Sobrinho
CURSO MARAVILHOSO. COM CERTEZA ADQUIRI MUITO MAIS CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL.