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em até 6 meses
após a matrícula.
Conteúdo
1Estrutura e Funcionamento da Educação Especial no Distrito Federal - 20 Horas
Serviços Educacionais ofertados na SEE do DF para alunos PNEE
PASSO 1
00:25
A Estrutura e Funcionamento da Educação Especial no DF
142 págs.
Educação Especial
3 págs.
Sala de Recurso Multifuncional
16 págs.
2Política Nacional de Proteção às Pessoas com TEA - 20 Horas
- Caracterização das pessoas com TEA
- Diretrizes da política nacional de proteção à pessoa com TEA
- Direitos da pessoa com TEA
LEI Nº 12.764, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012
3 págs.
Estatuto da Pessoa com Deficiência
40 págs.
A Lei Brasileira de Proteção aos Autistas
11 págs.
3O Autista e a Adaptação ao Contexto Escolar - 20 Horas
- Aspectos comportamentais e a inclusão no contexto escolar
- Integração sensorial interferindo na adaptação ao contexto escolar
- Rotina estruturada
- Recursos de acessibilidade
A Educação Das Pessoas Com O Transtorno Do Espectro Autista: Avanços E Desafios
19 págs.
Educação Especial e Autismo
106 págs.
4O Autista e o Processo de Ensino e Aprendizagem - 20 Horas
- Funcionamento Cognitivo
- Hábitos sistemáticos
- Rotina de Trabalho
Educação Especial e Autismo
206 págs.
5O Acesso ao Currículo para Estudantes com TGD/TEA - 20 Horas
- Níveis de adequações curriculares
- Adequações nos elementos do currículo
- Currículo Funcional
Orientações Pedagógicas - Educação Especial
142 págs.
Currículo em Movimento - Educação Especial
50 págs.
Currículo Funcional Natural
73 págs.
6Os Procedimentos de Ensino para Alunos com TGD / TEA - 20 Horas
- Escala Portage como mediador do programa de ensino individualizado
- Método TEACCH: Modelo de atendimento psicoeducacional
- Método ABA, (modelagem de comportamento)
- PEI e intervenção no espectro autista
- Comunicação Alternativa (PECS)
- Níveis de adequações curriculares
- Adequações nos elementos do currículo
- Currículo Funcional
Transtorno do Espectro Autista; Discutindo seu Conceito e Métodos de Abordagem para o Trabalho
13 págs.
Currículo em Movimento
50 págs.
7Estratégias Pedagógicas Direcionadas às Pessoas com TEA: da Prédica à Prática - 30 Horas
- O ambiente escolar e sua importância na elaboração de estratégias e adaptações.
- Instalação de habilidades sociais e cognitivas
- Poder da parceria família escola
Educação Especial e Autismo
206 págs.
Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência
31 págs.
O Poder da Parceria Família-Escola
13 págs.
Orientação Familiar como Estratégia Facilitadora do Desenvolvimento e Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais
10 págs.
8A Importância da Formação Continuada do Educador - 30 Horas
Importância da formação dos profissionais para o exercício da prática pedagógica na proposta inclusiva
O Projeto Político Pedagógico como orientador da prática pedagógica inclusiva
A importância do Planejamento na educação especial
A prática da avaliação formativa / A avaliação para as aprendizagens na perspectiva da inclusão
Apresentação de materiais para auxiliar nos objetivos pedagógicos
A Importância da Formação Continuada do Educador
142 págs.
Currículo em Movimento - Educação Especial- Avaliação para as Aprendizagens
TEA TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA Ã CARACTERIZADO POR UMA DIFICULDADE NA COMUNICAÃÃO SOCIAL E INTERESSES RESTRITOS OU MOVIMENTOS ESTEREOTIPADOS.ISSO SIGNIFICA QUE UMA CRIANÃA PODE TER UMA MENOR INTERAÃÃO COM OS SEUS PARES COM ISSO A COMUNICAÃÃO SOCIAL DELA DIMINUI SENDO ASSIM PREJUDICADA NO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE PODENDO ESTAR ASSOCIADO AO ATRASO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS NÃO-VERBAIS, MAS MESMO ASSIM ELA SE FAZ ENTENDER NO DIA-A-DIA .UMA CRIANÃA QUE ESTÃ NO ESPECTRO AUTISTA NÃO ENTENDE QUE A COMUNICAÃÃO PASSA PELO OUTRO, POIS COSTUMA RESOLVER AS COISAS SOZINHAS SENDO COM ISSO MUITO AUTÃNOMAS E INDEPENDENTES.SÃO CRIANÃAS QUE DESDE PEQUENAS SÃO MUITO INTELIGENTES, ESPERTAS E SENDO POUCAS VEZES AFETIVAS E OLHANDO POUCAS VEZES NOS OLHOS.ELAS TEM INTERESSES RESTRITOS, EM MUITOS CASOS APRESENTAM MOVIMENTOS ESTEREOTIPADOS, GOSTAM DE FICAR COM OS MESMOS MOVIMENTOS OU OS MESMOS OBJETOS REPETIDAMENTE.CRIAÃAS, ADOLESCENTES OU ADULTOS COM ESSAS CARACTERÃSTICAS NÃO SÃO INCAPAZES, SIGNIFICA APENAS QUE ELES TEM UMA DIFERENÃA NO QUE Ã ESPERADO NOS MARCADORES DO DESENVOLVIMENTO.COM ISSO PODEMOS AFIRMAR QUE MESMO APRESENTANDO ESSAS CARACTERÃSTICAS ESSAS CRIANÃAS PODEM SER AFETIVAS, PODENDO ATÃ A INTERAGIR E OLHAR NOS OLHOS UMA VEZ QUE OS AUTISTAS NÃO SÃO HETEROGÃNEOS , OU SEJA, TEM AUTISTA QUE VAI TER DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ENQUANTO OUTRO AUTISTA NÃO APRESENTARÃ DIFICULDADE EM APRENDER , ALGUNS NÃO OLHARÃO NOS OLHOS ENQUANTO OUTROS AUTISTAS VÃO OLHAR E ASSIM POR DIANTE PERCEBE âSE DIFERENÃAS NO ESPECTRO AUTISTA , POIS APRENSENTA-SE NOS NÃVEIS: LEVE, MODERADO OU SEVERO.Ã IMPORTANTE QUE DESDE O DIAGNÃSTICO SEJA INCIADA A ITERVENÃÃO IMEDIATA PARA PREVENIR ATRASOS NO DESENVOLVIMENTO FAZENDO COM QUE NOVAS REDES NEURAIS CONTRUAM NOVOS CAMINHOS QUE LEVEM A CRIANÃA A APRENDER E A VIVER DA MELHOR FORMA POSSÃVEL.