Fique tranquilo, você poderá participar desse curso
em até 6 meses
após a matrícula.
Conteúdo
1A importância da contação de histórias - 20 Horas
A Importância da Contação de Histórias Arquivo
A Arte de Contar Histórias como Elemento Agregador Arquivo
A IMPORTÃNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS- REFLEXÕES
PASSO 1
00:25
A Importância da Contação de Histórias
18 págs.
A Arte de Contar Histórias como Elemento Agregador
16 págs.
A IMPORTÃNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS- REFLEXÕES
13 págs.
2Narrar, contar e encantar: novos perfis e performances do contador de histórias - 20 Horas
Alem do Encantamento Arquivo
Oralidade, gesto, voz, PERFORMANCE Arquivo
Performance -Contação de História na era digital
Oralidade, gesto, voz, PERFORMANCE
10 págs.
performance -Contação de História na era digital
15 págs.
Alem do Encantamento
34 págs.
3Histórias cantadas, livros sem texto e cordel - 20 Horas
Histórias musicadas e os livros sem texto ou de imagens Arquivo
Literatura de Cordel
Histórias musicadas e os livros sem texto ou de imagens
16 págs.
Material de estudo II - Literatura de Cordel
14 págs.
4A importância da escuta atenta na contação de histórias - 20 Horas
A IMPORTÂNCIA DA ESCUTA ATENTA NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
A IMPORTÂNCIA DA ESCUTA ATENTA NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
16 págs.
5O que está por trás da história? - 20 Horas
Hora do conto-uma experiencia maravilhosa Arquivo
A Arte de Contar Histórias como Elemento Agregador Arquivo
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Hora do conto-uma experiencia maravilhosa
7 págs.
A Arte de Contar Histórias como Elemento Agregador
16 págs.
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
10 págs.
6A contação de história na escola como prática educativa e formativa - 30 Horas
A Contação de Histórias no Desenvolvimento da Educação Infantil Arquivo
A influência da contação de historia
A Contação de Histórias no Desenvolvimento da Educação Infantil
10 págs.
A influência da contação de historia
19 págs.
7Gêneros textuais tendo como eixo a ludicidade, a oralidade e o imaginário infantil - 30 Horas
GE?NEROS TEXTUAIS: CONTOS POPULARES E A FORMAC?A?O DE LEITORES
Literatura infantil e a Ludicidade: uma importante ferramenta para a formac?a?o de leitores
Contos de fada
GE?NEROS TEXTUAIS: CONTOS POPULARES E A FORMAC?A?O DE LEITORES
7 págs.
Literatura infantil e a Ludicidade: uma importante ferramenta para a formac?a?o de leitores
9 págs.
8Para ser um contador: a preparação para o conto e utilização de alguns recursos - 30 Horas
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E SUA IMPORTÂNCIA NA INFÂNCIA
Apostila Alem do Encantamento
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E SUA IMPORTÂNCIA NA INFÂNCIA
excelente porém gostaria que mantivesse o padrão antigo de perguntas e respostas.
Sara Lucia Couto Ribeiro
Muito bom. As referências bibliográficas são ótimas e as ideias para se preparar uma boa contação de história são incríveis... Recomendo o curso
HELLEN ANDRADE LIMA
O curso foi muito interessante, especialmente porquê gosto bastante da contação de histórias. O material é muito rico, o que agrega bastante ao aprendizado.
Grata.
Maria de Souza Cruz
top
Lilian Von Rondon Borges
É dito que o momento de contar história, aguça a curiosidade da criança, porém é necessário um preparo antecipado ao momento. Somente a partir de XVIII a literatura infantil passou a ser diferenciado do adulto, com uma educação especial que preparapara a vida, pois conseqüentemente a criança acompanhava e compartilhava a vidasocial e a literatura dos adultos, entretanto as crianças eram diferenciadas entre anobreza e as classes desprivilegiadas. Os primeiros livros foram escritos com o objetivode praticas pedagógicas, com uma escolarização obrigatória e rígida com interesse aodesenvolvimento social e somente após a década de 70 do século XX houve odesenvolvimento da literatura voltado ao publico infantil e infanto-juvenil.O primeiro contato da criança com a literatura é oralmente ou visualmenteutilizando imagens mostradas por familiares e assim contar história é uma arte que deveestar na rotina do professor. O RCNEI e a LDB (lei 9.394/96) estabelece que a educaçãoinfantil é a 1ª etapa da educação básica para o desenvolvimento integro da criança e quea leitura de histórias é o momento em que a criança pode conhecer a forma de viver,pensar, agir, conhecer valores e culturas e que ao se contar a história deve haver umpreparo, porém não é só na escola que se reserva um espaço para a leitura como tambémno âmbito familiar, além da adequação do texto para cada faixa etária, para o seuamadurecimento além de outros fatores. De acordo com a pesquisa é dividida em duasfase: a primeira infância ( dos 15 meses aos 3 anos) e a segunda infância(2/3 á 6 anos)na segunda infância predomina os valores vitais e sensoriais entre outros e os livrosadequados a esta fase são os que fazem abordagem do cotidiano familiar, buscando atécnica de repetição em que depois a criança já sabe a história mas que cria a sua versão,compreendendo assim a importância do espaço da leitura pelo qual deve ser acolhedor,confortável, que aja compartilhamento entre todos, e ao contar a história pode se utilizardiversos acessórios, durante a pesquisa realizada em duas escolas, pode se perceber aescolha do livro, o preparo do professor, além de se trabalhar diferentes livros comilustrações, havendo um contato entre professor e aluno, aguçando a imaginação,criatividade entre outros, proporcionando um momento prazeroso entre as crianças,afirmando se assim o quanto a contação de história é importante e pode auxiliar nodesenvolvimento da criança em questões de valores, conhecimento cultural, cidadania
Margareth Magalhães Veiga
Muito rico em conteúdo. Estou aprendendo bastante.
SIMARA PÔRTO DE QUEIROZ NUNES
Material rico em conteúdo e proposta de trabalho em sala de aula.