Fique tranquilo, você poderá participar desse curso
em até 6 meses
após a matrícula.
Conteúdo
1Estrutura e Funcionamento da Educação Especial no Distrito Federal - 10 Horas
Serviços Educacionais ofertados na SEE do DF para alunos PNEE
PASSO 1
00:25
A Estrutura e Funcionamento da Educação Especial no DF
142 págs.
Educação Especial
3 págs.
Sala de Recurso Multifuncional
16 págs.
2Política Nacional de Proteção às Pessoas com TGD - 20 Horas
- Caracterização das pessoas com TGD/TEA
- Diretrizes da política nacional de proteção à pessoa com TGD/TEA
- Direitos da pessoa com TGD/TEA
LEI Nº 12.764, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012
3 págs.
Estatuto da Pessoa com Deficiência
40 págs.
A Lei Brasileira de Proteção aos Autistas
11 págs.
3O Autista e a Adaptação ao Contexto Escolar - 20 Horas
- Aspectos comportamentais e a inclusão no contexto escolar
- Integração sensorial interferindo na adaptação ao contexto escolar
- Rotina estruturada
- Recursos de acessibilidade
Transtornos Globais do Desenvolvimento na Escola
16 págs.
Educação Especial e Autismo
106 págs.
4O Autista e o Processo de Ensino e Aprendizagem - 20 Horas
- Funcionamento Cognitivo
- Hábitos sistemáticos
- Rotina de Trabalho
Educação Especial e Autismo
206 págs.
5O Acesso ao Currículo para Estudantes com TGD/TEA - 20 Horas
- Níveis de adequações curriculares
- Adequações nos elementos do currículo
- Currículo Funcional
Orientações Pedagógicas - Educação Especial
142 págs.
Currículo em Movimento - Educação Especial
50 págs.
Currículo Funcional Natural
73 págs.
6Os Procedimentos de Ensino para Alunos com TGD / TEA - 30 Horas
- Escala Portage como mediador do programa de ensino individualizado
- Método TEACCH: Modelo de atendimento psicoeducacional
- Método ABA, (modelagem de comportamento)
- PEI e intervenção no espectro autista
- Comunicação Alternativa (PECS)
- Níveis de adequações curriculares
- Adequações nos elementos do currículo
- Currículo Funcional
Transtorno do Espectro Autista; Discutindo seu Conceito e Métodos de Abordagem para o Trabalho
13 págs.
Currículo em Movimento
50 págs.
7Estratégias Pedagógicas Direcionadas às Pessoas com TGD: da Prédica à Prática - 30 Horas
- O ambiente escolar e sua importância na elaboração de estratégias e adaptações.
- Instalação de habilidades sociais e cognitivas
- Poder da parceria família escola
Educação Especial e Autismo
206 págs.
Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência
31 págs.
O Poder da Parceria Família-Escola
13 págs.
Orientação Familiar como Estratégia Facilitadora do Desenvolvimento e Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais
10 págs.
8A Importância da Formação Continuada do Educador - 30 Horas
Importância da formação dos profissionais para o exercício da prática pedagógica na proposta inclusiva
O Projeto Político Pedagógico como orientador da prática pedagógica inclusiva
A importância do Planejamento na educação especial
A prática da avaliação formativa / A avaliação para as aprendizagens na perspectiva da inclusão
Apresentação de materiais para auxiliar nos objetivos pedagógicos
A Importância da Formação Continuada do Educador
142 págs.
Currículo em Movimento - Educação Especial- Avaliação para as Aprendizagens
Ao longo do curso, estou aprendendo como os Transtornos Globais do Desenvolvimento afetam o desenvolvimento infantil de forma ampla, especialmente nas áreas da comunicação, socialização e comportamento. É um conteúdo desafiador e, ao mesmo tempo, transformador, pois amplia minha compreensão sobre as diferentes formas de ser, sentir e interagir com o mundo. Estou refletindo muito sobre a importância da escuta sensível, do acolhimento e de práticas pedagógicas inclusivas. Com esse conhecimento, quero contribuir para ambientes mais empáticos, respeitosos e acessíveis para todas as crianças.
Maria das Graças Queiroz Silva Santos
Curso maravilhoso, estou aprendendo muito.
PATRICIA ALVES DA SILVA COSTA
Gostei muito do curso. só é um pouco cansativo por ser em PDF, talvez se fosse aulas em vídeos seria menos cansativo. mas no mais deu certo. obrigada!
Valdenice Simone da Silva Rodrigues
gostei, materiais muito bons!
Eliane Leite da Silva
Curso maravilhoso para aprimorar os conhecimentos sobre educação especial (TGD).
Odete Paula Reis dos Santos
excelente conteúdo. Muito útil para o dia a dia nas escolas.
Márcia Dantas Silva
Alexandre da Silva Costa
Verônica Gonçalves Correia
Acredito que o curso foi muito desgastante, pouca diversificação nos materiais pedagógicos. Arquivos grandes, nenhuma aula em vídeo, falta de questões no meio de cada leitura, são pontos que faltaram para tornar o curso menos cansativo.